Série Rastreando o Lucro: #Hack3

Além de novas tecnologias, de novos produtos e novos serviços, o processo estratégico de inovação vai muito além. Envolve a criação e implementação de novos modelos de negócios, adaptabilidade em formas de atender as necessidades dos clientes e implementação de processos organizacionais a fim de competir no ambiente operacional.

Não é exagero falar que a inovação e a competitividade são os fatores que mantêm as empresas vivas. Empresas – sejam grandes ou pequenas – que não inovam estão com seus dias contados, e tendem a ver a concorrência tomar seu lugar. Não é de hoje que essa situação acontece, vocês se lembram da migração da fotografia analógica para a fotografia digital?

\”Empresa que não inova não tem estratégia\”

Vijay Govindarajan

Ter estratégia é pensar no futuro, a inovação deve ser aplicada em TODOS OS SEGMENTOS, além do produto, no modelo de negócios.

A inovação é uma mudança que gera um padrão de desempenho novo ou superior para a empresa e estratégia é a capacidade de alinhar esforços de um time para a implementação de uma iniciativa. 

A inovação como estratégia central da empresa orienta investimentos, define o foco de pesquisas e de novos desenvolvimentos a partir do ponto de vista do mercado.

A inovação é a criação de valor para o negócio. A estratégia ordena e disciplina as condições necessárias para se chegar no objetivo.

Parte do processo de inovar está associada a descobertas imprevistas que advêm do próprio processo de empreender. O fracasso é parte do processo de aprendizado, que uma vez superado, abrevia o caminho para o sucesso. Se a empresa pretende assegurar 100% de certeza de sucesso para um novo empreendimento, é melhor não iniciá-lo.

A vantagem da pioneira em inovação é chegar à frente dos concorrentes e assegurar uma condição de monopólio, mesmo que temporário. Outro ponto que merece destaque – e que é primordial que as empresas entendam – é que nem toda inovação tem por objetivo revolucionar os processos internos ou soluções oferecidas pela organização. Existem inovações que transformam minimamente diferentes aspectos que, quando somados, têm influência direta na competitividade da empresa no mercado.

Sua empresa é uma empresa inovadora? A inovação é essencial para #RastrearSeuLucro.

Gostou desse Artigo?

Compartilhe com sua rede

LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Facebook
X
Email

Assine Nossa Newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Como Reduzir o TCO em Serviços de Rastreamento e Telemetria e Aumentar a Lucratividade do Seu Negócio

Como Reduzir o TCO em Serviços de Rastreamento e Telemetria e Aumentar a Lucratividade do Seu Negócio

Em um mercado cada vez mais competitivo, prestadores de serviço de rastreamento e telemetria enfrentam o desafio constante de manter a operação lucrativa sem comprometer ...
Continuar Lendo →
Monitoramento e Rastreamento: Crescimento e Tendências 2025

Monitoramento e Rastreamento no Brasil: Tendências 2023

Nos últimos anos, as empresas de monitoramento e rastreamento têm ganhado destaque no Brasil, impulsionadas pelo crescimento da Internet das Coisas (IoT) e pelas necessidades ...
Continuar Lendo →

Série Rastreando o Lucro: #Hack9

Onde você quer que seu negócio esteja daqui há 06 meses? E daqui há 05 anos? Por mais que seja uma pergunta simples, muitos negócios ...
Continuar Lendo →
Rolar para cima